quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SONHANDO COM O BURACO NEGRO...


Ontem a noite lendo sobre o espaço-tempo, acabei descobrindo um pouco do que seria um buraco-negro e cai no sono. Já faz alguns dias que venho pensando sobre o sonho, essa realidade intensa que vivemos fora do tempo ou espaço.

O burraco negro segundo as informações que tive, é uma estrela como as outras que num dado momento sofre um colapso pois fica tão cheia de materia e seu campo gravitacional se torna tão grande que a curvatura do espaço-tempo nesse local é tamanha que faz com que tudo se retenha ali e não consiga sair, por isso não conseguimos enxergar nem mesmo a luz da estrela nesse estado, assim podemos dizer que não há espaço(pelo menos visível) nesse lugar. E o tempo? O espaço e tempo são inseparáveis e assim também não existe tempo, ou existe os dois só que nesse caso o espaço é a ilocalidade e o tempo é infinito. E o sonho? Onde entra nessa história? Bem, hoje tive um sonho e mais uma vez me sentia presente e vivendo intensamente, mas eu estava em um espaço que se modificava a todo momento, se tornava mais assim ou mais assado (como na maioria dos sonhos) e o tempo também era multiplo, hora me sentia num acontecimento passado que rapidamente vinha para o presente e até por vezes ao futuro (coisa que pode acontecer em qualquer sonho) até as pessoas se modificavam, apesar de manterem uma intenção. O que será esse buraco de materia, de vida, de mundo paralelo da nossa consciência?  Jung diria algumas coisas sobre o sonho como sendo uma manifestação do inconsciente, uma forma de ascessa-lo. Pelo que eu consegui entender de física quantica, a realidade onde vivemos é uma criação da consciencia, todas as coisas no universo estão ligadas e interferem umas nas outras o macro e o micro são apenas ângulos de enxergar a realidade, as posibilidades são multiplas e não existe realidade única, cada observador cria e modifica a sua a todo momento. Mas ainda assim estamos submetidos a um espaço-tempo, mesmo que seja culturalmente ou então uma questão da nossa curvatura gravitacional, tanto faz, escolha você observador. A questão é que eu sonho e lá o tempo é infinito e o espaço é a ilocalidade, será assim o inconsciente o burado negro da consciencia, cheio de acontecimentos que eu só consigo viver em sonhos?


Tatiana Pedra (Tatiana Pedrosa Costa Coelho) 08/10/2008

Um comentário:

Alice disse...

Se texto me impressionou muito... Eu tb fico muito intrigada a cerca dos buracos negros...Considerando o micro e o macro como angulos distintos de observação, entendo que os buracos negros que estão no espaço (resultado da explosão daquela estrela) são representações físicas de um fenômeno que tb se manifesta no universo "micro", dentro de nós. Observá-los como símbolos, nos leva a compreende-los melhor. Achei mto pertinente e interssante esta relação que vc fez entre os buracos negros e nossos sonhos... Caso realmente essa identidade que vc supôs seja verdadeira, eu me pergunto: qual seria a origem do nascimento do nosso inconsciente? Assim como o buraco negro é consequencia de uma ruptura estelar, seria nosso inconsciente o resultado da ruptura de uma consciencia MAIOR?